CIDADE INSPIRA FOTÓGRAFOS

 Foto:divulgação
A cidade e seus prédios, monumentos, pichações, graffitis e concreto. Essa é a definição de algumas pessoas para os centros urbanos do Brasil. Já tem um tempo que toda essa mistura não faz apenas parte da rotina dos brasileiros, mas se tornou inspiração para alguns deles. Os fotógrafos urbanos utilizam a “cidade cinza” como cenário e eternizam o ambiente e a rotina formados por ela.

Uma das pessoas inspiradas pela cidade é o fotógrafo Pedro Mirandolla, que tem como passatempo fotografar prédios e construções abandonadas de São Paulo. O paulistano afirma que a fotografia também é uma profissão. Ele salienta que enquanto estiver com um aparelho fotográfico próximo, sempre estará fotografando.

Mirandolla explica o interesse pela fotografia como influencia paterna. O pai gostava de registrar os momentos da família, como viagens ou festas. Revelar as fotos era um momento de animação para o paulistano, que estava sempre pedindo o aparelho emprestado para filmar com os amigos.

Por viver em São Paulo, o fotógrafo passou a ser atraído pela forma pulsante da cidade e como ela funciona. A partir daí, passou a registrar os lugares por onde passava e tudo o que estava acessível, capturando o lado urbano e cinza da mesma. A seu ver, ele não poderia ter feito outra escolha. Mas confessa que também gosta de fotografar a natureza e retratos.


Inspirações e tecnologia



Foto:divulgação

Quando o assunto são as inspirações, o paulistano é bem direto: o brasileiro Sebastião Salgado e o francês Henri Cartier-Bresson, entram na lista de Mirandolla. Ele confirma que a tecnologia ajuda a ter uma foto esteticamente bonita, mas só ela não é o suficiente. A evolução das máquinas fotograficas pode até ter dado a elas o poder de trazer uma sensação, congelar uma cena no momento certo ou como já diria Bresson, colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração. Mas é preciso o olhar do fotógrafo e o sentimento do mesmo para completar o ato de fotografar. Porém, ele acrescenta que apesar de ter influencia do exterior, tenta extrair o máximo da essência do Brasil e mostrar São Paulo como é: incluindo aspectos negativos.

A professora de fotografia Zanete Dadalto vê o urbano como um personagem da fotografia. Os elementos da cidade permitem uma leitura sobre o lugar, social e culturalmente falando. Ela esclarece que a fotografia urbana já é uma velha conhecia da cena mundial. Como exemplo, ela cita o pós-guerras do século XX, década de 50 e 60, com os franceses Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau, Marc Ribaut fotógrafos do cotidiano humanistas.

Zanete considera que o crescimento da fotografia urbana deve-se ao fato das novas tecnologias. Pois as mesmas facilitaram todo o processo fotográfico. Como o uso do celular, que além de ágil, permite o compartilhamento instantâneo de mensagens. O Instagram também é visto de forma positiva pela professora, já que promove o estimulo a produção de fotografias.

As principais dicas para a fotografia urbana, segundo ela, são: ter sempre uma câmera na mão e conhecer os seus recursos e limitações do aparelho. Ser ágil, discreto e ter elasticidade no corpo. Também é valido se aproximar o máximo possível do tema escolhido para fotografar.

Confira mais fotos



Uma foto publicada por Pedro Mirandolla (@phmirandolla) em

Uma foto publicada por Pedro Mirandolla (@phmirandolla) em
/b>




Serviço: 

Instagram: https://www.instagram.com/phmirandolla
Flickr: https://www.flickr.com/photos/analogph
Page: https://www.facebook.com/MirandollaPedro/?fref=ts
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

1 comentários:

  1. Vivo um caso de amor e ódio com SP. De vez em quando me irrita o caos, o trânsito. Mas nasci e vivi em SP a vida toda, então também tem o lado amor :P
    Lindas fotos. Seguindo lá no insta os perfis que vc passou!
    Ahh, respondi uma tag que vc me marcou (faz tempo, mas esqueci de avisar hehe) http://cinzaelaranja.blogspot.com.br/2016/03/tag-liebster-award.html
    Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...