Título: Felizes Para Sempre (Série A Seleção)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Fantasia
Páginas: 447
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2015

Sinopse: Esta coletânea traz os contos A rainha, O príncipe, O guarda e A favorita ilustrados e com introduções inéditas de Kiera Cass. Conheça o príncipe Maxon antes de ele se apaixonar por America, e a rainha Amberly antes de ser escolhida por Clarkson. Veja a Seleção através dos olhos de um guarda que perdeu seu primeiro amor e de uma Selecionada que se apaixonou pelo garoto errado. Você encontrará, ainda, cenas inéditas da série narradas pelos pontos de vista de Celeste e Lucy, um texto contando o que aconteceu com as outras Selecionadas depois do fim da competição e um trecho exclusivo de A sereia, o novo romance de Kiera Cass. Este é um livro essencial para os fãs de A Seleção, que poderão se aprofundar mais nesse universo tão apaixonante.
Felizes para sempre é a antologia de Kiera Cass que reúne não só quatro diferentes contos sobre o universo da série A Seleção – A Rainha, O Príncipe, O Guarda e A Favorita -, como também diversos conteúdos extras também relacionados à série: três diferentes cenas sob a ótica de Celeste; um pequeno trecho com cenas sob a visão de Lucy; um epílogo extra de A Escolha, trazendo uma cena passada 2 anos após o encerramento do terceiro livro da série; e três pequenos resumos sobre a vida das três outras personagens que compuseram a Elite, ou seja, o seleto grupo de finalistas da Seleção. Além disso, há também os dois primeiros capítulos de A Sereia já resenhado aqui, lançamento de Kiera Cass publicado em janeiro no Brasil.
O conto de abertura de Felizes para sempre é A Rainha, que traz parte da Seleção vivida pela Rainha Amberly e o Rei Clarkson, pais de Maxon. Infelizmente, foi o conto de que menos gostei e, provavelmente, o conto pelo que mais ansiei, já que tinha muita curiosidade em saber como essas duas personagens conseguiram ficar juntas, considerando-se a grande diferença na personalidade e, me arrisco a dizer, no caráter de ambas. Lamentavelmente, não consegui me convencer e me cativar por suas histórias, simplesmente porque não fui capaz de acreditar, de fato, no amor entre eles. Amberly nutria uma paixão platônica pelo príncipe Clarkson desde pequena, e acredito que ela se manteve durante a Seleção principalmente por conta de toda a ilusão por ela criada sobre ele. Porém, não consigo acreditar que esse amor conseguiria sobreviver após tudo o que viriam a viver como casal, principalmente no que diz respeito aos atos de Clarkson como pai, acima até de suas atitudes reais.
Kiera Cass nos possibilitou um vislumbre sobre os horrores vividos por Clarkson durante seu crescimento – algo que teria sido capaz de transformá-lo -, mas, para mim, a narrativa ficou superficial e não convincente. Acredito que parte do problema tenha sido por esse ser o único conto, de certa forma, situado num período fora dos demais livros da série, o que tornaria necessário que muito mais fosse contado e explicado, uma vez que esse, de certa forma, conta uma segunda história, enquanto os demais narram partes de uma outra já conhecida por nós.
Entretanto, por ser apenas um pequeno conto, a restrição do gênero limitou a narrativa, tornando-a rápida e, conforme comentado, superficial. Ainda, acredito que houve uma tentativa da autora em romancear a história, buscando mostrar a existência de um afeto verdadeiro entre as personagens. Porém, mesmo que algumas atitudes de Clarkson até demonstrem um sentimento sincero por Amberly, seus traços abusivos já aparecem aqui, e não acredito que eles combinem com o ar romântico dado por Cass.
O Príncipe e O Guarda, por sua vez, já haviam sido lidos por mim anteriormente. Ambos se passam, respectivamente, em meio aos livros de A Seleção e A Elite, e trazem as visões de Maxon e Aspen de tais momentos da história. O mais interessante neles foi poder observar “o outro lado” da narrativa, até então só conhecida por nós pela visão de America, o que tornou a obra um pouco mais ampla. Foi agradável poder compreender melhor cada um dos personagens, bem como suas emoções e intenções.
Já A Favorita, sem dúvidas, foi meu conto favorito. Por trazer a narrativa de Marlee e, por consequência, momentos bastante intensos da história, foi o conto mais emocionante e envolvente para mim. Adorei a maneira de como a autora intercalou passado e presente, de forma que soubéssemos como a personagem e Carter se conheceram, além de saber mais detalhes de suas vidas ocultas no palácio, das quais só tivemos informações rápidas e resumidas nos livros da série. Acima de tudo, o amor entre os dois me comoveu, sentimento esse que permeia cada página do conto.
Outro recurso interessante de Felizes Para Sempre foram as introduções de Kiera Cass a cada um dos quatro contos, nas quais ela pôde expressar um pouco mais de sua visão sobre as personagens, além de seus receios e anseios sobre as histórias. É sempre interessante conhecer o olhar de um autor sobre sua própria obra, principalmente no que se refere à vida própria tomada pela trama, que foge do controle do autor em si.
Os demais extras, além de interessantes por revelarem mais detalhes e um maior aprofundamento de outras personagens, me cativaram principalmente por demonstrar a abrangência de A Seleção na mente de Kiera Cass. É como se ela, de fato, tivesse conhecimento sobre cada personagem, como se cada vida realmente habitasse sua mente. Certamente, foi esse o ponto que mais se sobressaiu em Felizes Para Semprepara mim, uma leitura complementar e deliciosa mais do que recomendada aos fãs de A Seleção.
A edição da editora Seguinte está absolutamente impecável! Tanto a brochura quanto a capa dura, estão ricamente ilustradas e belíssimas. Há várias ilustrações ao longo do livro, além de detalhes página a página.
Em síntese, Felizes para Sempre nos trouxe uma coletânea de contos repleta de surpresa e romance e nos proporcionou uma revisita revigorante ao universo de A Seleção. Por mais que algumas histórias tenham cativado mais do que outras, de forma geral a antologia se mostrou um verdadeiro presente para os fãs da saga. A capa é incrivelmente linda, além de ser hardcover e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações belíssimas no miolo do livro. Recomendo.
Obrigada por tudo, pessoal!
Beijo
0 comentários: