#RESENHA 95 // MINHA VIDA FORA DE SÉRIE - 1ª TEMPORADA


Título: Minha Vida Fora de Série (1ª Temporada)
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Gênero: Literatura Nacional / Romance / Juvenil
Páginas: 408
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2011
Saiba mais: Skoob
Aviso: Essa resenha contém spoilers. Leia por sua conta e risco!
Avaliação:   

Livro adquirido pela blogueira


Sinopse: Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar, e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante para se conhecer: ela mesma.Quem gosta da série Fazendo meu filme não pode perder o livro de estreia desta nova série de Paula Pimenta. Situado no mesmo universo ficcional, temos a oportunidade de acompanhar alguns dos nossos já adorados personagens, três anos antes de a história de Fazendo meu filme começar. Não perca a 1ª temporada da vida fora de série de Priscila!

   Todo mundo sabe que a Paula Pimenta virou referência nacional quando o assunto é literatura juvenil, além de talentosa e fofa, a autora escreve sobre o cotidiano dos adolescentes brasileiros de forma simples. Paula também é uma romântica incurável, e seus livros falam muito sobre o primeiro amor e o garoto ideal. Quem me apresentou o livro foi o meu amigo Igor Rodrigues, quando a Paula veio aqui em Vitória, para uma noite de encontro e autografo do segundo livro da série.

Eu já conhecia a autora e tal mas tinha um certo preconceito (branco) em relação a história, achava que era infantil mas, confesso que me enganei (totalmente). No encontro quando me encontrei com a Paulinha, ela me perguntou se eu já conhecia a história e eu morrendo de vergonha por que todo mundo parecia respirar o livro respondi que não. Então ela me fez prometer que só iria ler o segundo depois de ler o primeiro... E acreditem demorei um ano com o livro guardado até decidir comprar o primeiro e me render totalmente a série.

Em Minha vida fora de série, vamos acompanhar a vida de Priscila Panogopoulos, amiga da Fani da série Fazendo meu filme, desde quando ela se muda de São Paulo para Belo Horizonte após o divórcio dos pais. Pri acaba de fazer 13 anos e está odiando ter que se mudar, ficar longe dos amigos, do pai, do irmão e dos seus bichinhos de estimação. Ela é apaixonada por animais! E bem desastrada também, vive se metendo em pequenos acidentes.
O mais divertido dessa história é encontrar personagens já conhecidos por causa de FMF (Fazendo Meu Filme) que até então eu ainda não tinha lido (triste arrependimento). Quando a Fani apareceu pela primeira vez eu fiquei emocionada! E tem a Natália, o Leo, os irmãos da Fani são mencionados… Mas se você não leu FMF não tem problema, a história é independente. Sem falar nas citações de séries! Se FMF é todo baseado em filmes, MVFS (Minha Vida Fora de Série) é sobre seriados de TV. E essa paixão da Priscila começa depois de ganhar de presente de aniversário de sua prima a box da primeira temporada de Gilmore Girls. E eu amava GG! Aliás, foi a primeira série que eu acompanhei na vida. Hoje acompanho outras série e assim como a Pri e a Fani faço questão de tentar compra-los e adicionar a minha coleção. <3

Outro ponto positivo é ter uma história que se passa em uma cidade brasileira, com nossos costumes mesmo. Eu tenho família em Belo Horizonte, e é muito legal ver a identificação com os lugares e coisas normais do nosso dia-a-dia. As cidades que não possuem praia investem muito em clubes, e passar as férias indo a um é super comum e divertido! Sem falar nos grupos nas escolas que não são como os dos Estados Unidos, sempre vai ter uma pessoa mais popular que a outra, mas num geral vivemos em mais harmonia. Foi interessante ver a adaptação da Priscila em uma turma nova, ainda mais com sotaque tão diferente. Isso é ótimo para o leitor se sentir mais dentro do livro.

Paula tem uma narrativa leve e flui com facilidade, porém a edição tem alguns problemas que passaram batidos. Não é nada gritante ou óbvio. Outra coisa que me incomodou, e não foi só nesse livro, tem vários outros também, é a maturidade em excesso em personagens novos. Olha, nos meus 13 anos eu não era boba nem nada, mas também encontrar o homem da minha vida não era minha missão! Eu queria era ir pras festinhas dançar com as amigas, ir à praia/clube, fazer aula de jazz/natação, ir ao cinema e estudar (porque era a minha única obrigação, segundo meus pais). E por mais que eu quisesse me maquiar, usar roupas mais sexy, meus pais colocavam limites. E não é um pouco exagerado um carinha bonitão de 18 anos querer ficar com uma menina de 13? Eu sei que isso acontece, mas é um pouco chocante para mim.

MVFS traz os dilemas da adolescência, mudanças e adaptações. É um livro que pode ser lido por toda família e por todas as idades. Se você gosta de romances e de cachorros, gatos, papagaios e outros bichinhos, esse livro é a pedida certa! Além de ter uma capa linda de morrer é um livro nacional que eu recomendo a todos!

ATENÇÃO! Esse livro é o primeiro de uma série e pode conter spoilers! Confira a resenha de outros titulos da autora, clicando em uma das capas abaixo.
    

E aí, quem já leu ou se animou para ler? Vou adorar saber a opinião de vocês nos comentários. 

Obrigada por tudo, pessoal!

Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn






Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...