Título: Ratobúrguer
Autor: David Walliams
Editora: Instrínseca
Editora: Instrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira / Infanto-juvenil
Páginas: 256
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2013
Saiba mais: Skoob
Aviso: Essa resenha contém spoilers. Leia por sua conta e risco!
Avaliação:








Sinopse: Zoe não tem amigos, a madrasta não é nada simpática com ela e seu único companheiro, um hamster, morreu. Para piorar, o pai está desempregado e a valentona da escola vive para atormentá-la. Mas tudo melhora quando Zoe encontra Armitage, um ratinho muito fofo e inteligente, embaixo de sua cama. Um novo vilão, porém, chega à cidade - Burt, um terrível, malvado e assustador vendedor de hambúrgueres que usa carne de rato para cozinhar. Armitage, então, torna-se seu alvo. Cabe a Zoe salvar seu melhor amigo, e ela jamais vai desistir, não importa o que aconteça.
O autor David Walliams em "Ratobúrguer" nos conta a história de uma menina chamada Zoe, uma garotinha que vive com o pai sorveteiro que traz sorvetes todos os dias para a filha e sua madrasta muito má, que vive comendo batatinhas de camarão o dia inteiro em um apartamento de um prédio muito estranho.
Nossa personagem estuda em uma escola onde não tem amigos e vive sob pressão de Tina, uma garota nojenta e que se acha a valentona, que estuda no mesmo colégio e vive mal tratando a Zoe e além do mais é vizinha.
Zoe tem um certo amor por animais de estimação, principalmente pelo seu Hamster, ela sonha que um dia ele será um grande animal dançarino e para esse sonho se realizar ela já está batalhando, treina todos os dias seu Hamster, mas o pior acontece acabando com os sonhos da pequena Zoe: seu Hamster aparece morto.
A felicidade de Zoe então, se baseia somente em seu hamster chamado Gergilim, até que um dia a menina encontra o animalzinho morto. Muito triste e decepcionada por não poder mais treinar Gergilim para seu show de animais, onde a menina sonha em ensiná-los a fazerem grandes proezas.
Zoe passou de uma garotinha triste e com sonhos para uma garotinha triste e sem sonhos. E para piorar seu pai perde o emprego e sua vida vira totalmente uma merda, Zoe passa o dia em sua cama e um dia ela percebe algo se mexendo debaixo da cama, como a menina é muito pobre e mora em um prédio caindo aos pedaços, ela acaba encontrando um filhote de rato em seu quarto e se acaba se apegando ao bichinho, mas sua madrasta odeia animais e odeia mais ainda ratos. Mas Zoe acha ele uma fofura e mesmo assim ela o adota e o batiza com o nome de Armitage. Ela o leva para todos os lugares, inclusive para a escola e acaba vendo nele um novo amigo e também a chance de conseguir continuar com seu sonho de ser uma treinadora de animais.
Então percebendo o potencial de fama no animalzinho ela começa treinar ele para dançar e por incrível que pareça ele está aprendendo alguns passos bem legais, agora Zoe se sente novamente uma sonhadora mas como em todas as histórias a felicidade dura pouco tempo. Eis o momento da chegada do grande vilão dessa história o malvado: Burt, um terrível vendedor de hambúrgueres nojento e repugnante que está atrás do pequeno Armitage. E a partir daí, Zoe terá que se tornar uma heroína, será que seus sonhos serão novamente destruídos? Até que ponto Zoe consegue chegar para não perder seu único amigo?
Nesse livro, novamente temos a figura do hilário jornaleiro Raj, que pelo visto, é um personagem presente em todos os livros do autor, o que é legal, porque Raj é particularmente um cara muito engraçado e sempre tenta empurrar aos seus fregueses com suas promoções sem noção.Ah, por que Ratobúrguer você me pergunta? Bem, imagine um cara chamado Burt que vende hambúrguers realmente baratos na frente do colégio, a partir dai tire suas próprias conclusões meu amigo.
Uma pequena historia de amizade entre a garota e seu animal de estimação, deverás estranho, que a faz superar desafios e enfrentar seus medos, além é claro de no fim tudo dar certo. Esse já é o terceiro livro que leio do David e digo que mais uma vez me senti impressionado com sua capacidade de transformar pequenos fatos em grandes histórias capazes de nos levar a um mundo onde tudo é diferente além de nos dar grandes aprendizados e boas rizadas.
Em Ratobúrguer especificamente ele trata sobre a solidão de crianças e adolescentes nas escolas e sobre a capacidade de perdoar e o verdadeiro valor do amor e da amizade. Com uma escrita bem leve e mais uma vez com ajuda das ilustrações maravilhosas produzidas pelo artista Tony Ross, que auxiliam e dão um "Help" a dar uma direção caso nos perca na narrativa o livro é perfeito para todas as idades. Simples e divertido - Um livro infantil que consegue ser agradável e apropriado para qualquer idade, sem subestimar a compreensão e a inocência de uma criança nem entediar um adulto.
ATENÇÃO! Leia a resenha de outro título do autor clicando na capa abaixo:
PS: Me perdoem pelos spoilers e não esqueçam do seu vale-hambúrguer dentro do livro!
Espero que tenham curtido e quem ainda não leu, fica o convite.
Obrigada por tudo, pessoal!
Beijo
0 comentários: