Título: A vida, O Universo e Tudo Mais (Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias Vol. 3)
Sinopse: Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e "O Restaurante no Fim do Universo", Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.
Em A Vida, o Universo e Tudo Mais, depois de o Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dente está há 5 anos em uma caverna na terra pré-histórica; Ford também está na terra pré-histórica, mas abandonou Arthur, que mesmo depois de tanto tempo ainda acorda aos gritos dentro da caverna lúgubre. Marvin está em Squornshellows Zeta, um planeta cujos pântanos são habitados por colchões e onde o pobre Marvin anda em círculos a pouco mais de 1,5 milhões de anos e por fim Trillian e Zaphod estão em algum lugar no espaço, dentro da nave Coração de Ouro.
Douglas Adams como nos volumes anteriores meteu nossos anfitriões em muitas encrencas e como sempre ou ainda pior, o Arthur anda sofrendo bastante com todos os contratempos cósmicos. Esse terceiro livro aborda de forma cômica as guerras racistas e xenofóbicas travadas em nossa sociedade, sociedade está que Adams caricaturou através do planeta Krikkit.
Krikkit é um pequeno planeta que devido ao fato de estar dentro de uma nuvem de poeira e por ser o único planeta de seu sistema solar, desconhecia qualquer outra forma de vida além das que habitavam a sua superfície. E como é habitual ao seres humanos, eles nem ao menos haviam cogitado a possibilidade de existir vida fora de Krikkit, mas eis que um belo dia uma nave atravessou o céu nebuloso de Krikkit e caiu no planeta, então, o pacato, alegre e cantarolante povo de Krikkit tomou consciência da existência de algo além deles e o que eles fizeram? Decidiram no mesmo dia que deveriam destruir tudo que não fosse de Krikkit.
Um ano depois a guerra entre o planeta Krikkit e o universo estava declarada e para acabar com ela a Altíssima Supremacia Judicial, o Magistrado Pag, cerca de 2 mil anos depois do início da Guerra mandou trancar o planeta Krikkit em um envoltório de Tempoleno e é aqui que nosso heróis e Slartibartfart entram. Está nas mãos deles lutar contra uma nave de Krikkit que todos acreditavam ter desaparecido no tempo e no espaço juntamente com a chave para libertar Krikkit do envoltório.
Claro que antes que eles possam salvar a vida, o universo e tudo mais, Adams se encarrega de criar várias situações inusitadas que acarretaram outras situações inusitadas, como o encontro de Arthur com Agrajag o qual Arthur descobriu que havia matado várias vezes e de várias formas e sem querer em cada uma das vidas passadas de Agrajag.
Ao contrario dos livros anteriores, A Vida, o Universo e Tudo Mais é um livro maravilhoso que através de suas piadas autocriticas nos leva a analise de nosso comportamento ante as nossas diferenças raciais, sociais, étnicas e culturais.E conta com o adicional de muitas situações improváveis e impensáveis que apenas uma mente com imaginação tão fértil quanto a de dams poderiam criar. Porém ao mesmo tempo, O livro é muito lento, com muitas voltas que o deixam monótono e consequentemente, deixa a leitura arrastada.
A história do Guia do Mochileiro da Galáxia é feita de idealismo, lutas, desespero, paixão, sucesso, fracasso e pausas para o almoço absurdamente longas. Mas certamente, quem ler e se dedicar a compreensão (de verdade)do que Adams propõe não se arrependera e com certeza vai desejar que o autor estivesse vivo para escrever ainda hoje.
ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro de uma série e pode conter spoilers! Confira as resenhas anteriores dessa série, clicando nas capas abaixo.
Olá, só avisando que indiquei você pra responder uma tag! Dá uma olhadinha lá no meu blog!
ResponderExcluirhttp://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2015/07/tag-liebster-award.html
Beijocas!