# RESENHA 67 // A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS


Título: A vida, O Universo e Tudo Mais (Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias Vol. 3)
Autor: Douglas Adams
Editora:  Sextante
Gênero: Literatura Estrangeira / Jovem adulto / Romance
Páginas: 160
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2005
Aviso: Contém Spoilers 
ISBN:  9788575421727
Avaliação:  

Livro adquirido pela blogueira

Sinopse: Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e "O Restaurante no Fim do Universo", Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.

      Em A Vida, o Universo e Tudo Mais, depois de o Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dente está há 5 anos em uma caverna na terra pré-histórica; Ford também está na terra pré-histórica, mas abandonou Arthur, que mesmo depois de tanto tempo ainda acorda aos gritos dentro da caverna lúgubre. Marvin está em Squornshellows Zeta, um planeta cujos pântanos são habitados por colchões e onde o pobre Marvin anda em círculos a pouco mais de 1,5 milhões de anos e por fim Trillian e Zaphod estão em algum lugar no espaço, dentro da nave Coração de Ouro.

Douglas Adams como nos volumes anteriores meteu nossos anfitriões em muitas encrencas e como sempre ou ainda pior, o Arthur anda sofrendo bastante com todos os contratempos cósmicos. Esse terceiro livro aborda de forma cômica as guerras racistas e xenofóbicas travadas em nossa sociedade, sociedade está que Adams caricaturou através do planeta Krikkit.

Krikkit é um pequeno planeta que devido ao fato de estar dentro de uma nuvem de poeira e por ser o único planeta de seu sistema solar, desconhecia qualquer outra forma de vida além das que habitavam a sua superfície. E como é habitual ao seres humanos, eles nem ao menos haviam cogitado a possibilidade de existir vida fora de Krikkit, mas eis que um belo dia uma nave atravessou o céu nebuloso de Krikkit e caiu no planeta, então, o pacato, alegre e cantarolante povo de Krikkit tomou consciência da existência de algo além deles e o que eles fizeram? Decidiram no mesmo dia que deveriam destruir tudo que não fosse de Krikkit.

Um ano depois a guerra entre o planeta Krikkit e o universo estava declarada e para acabar com ela a Altíssima Supremacia Judicial, o Magistrado Pag, cerca de 2 mil anos depois do início da Guerra mandou trancar o planeta Krikkit em um envoltório de Tempoleno e é aqui que nosso heróis e Slartibartfart entram. Está nas mãos deles lutar contra uma nave de Krikkit que todos acreditavam ter desaparecido no tempo e no espaço juntamente com a chave para libertar Krikkit do envoltório.

Claro que antes que eles possam salvar a vida, o universo e tudo mais, Adams se encarrega de criar várias situações inusitadas que acarretaram outras situações inusitadas, como o encontro de Arthur com Agrajag o qual Arthur descobriu que havia matado várias vezes e de várias formas e sem querer em cada uma das vidas passadas de Agrajag.

Ao contrario dos livros anteriores, A Vida, o Universo e Tudo Mais é um livro maravilhoso que através de suas piadas autocriticas nos leva a analise de nosso comportamento ante as nossas diferenças raciais, sociais, étnicas e culturais.E conta com o adicional de muitas situações improváveis e impensáveis que apenas uma mente com imaginação tão fértil quanto a de dams poderiam criar. Porém ao mesmo tempo, O livro é muito lento, com muitas voltas que o deixam monótono e consequentemente, deixa a leitura arrastada. 

A história do Guia do Mochileiro da Galáxia é feita de idealismo, lutas, desespero, paixão, sucesso, fracasso e pausas para o almoço absurdamente longas. Mas certamente, quem ler e se dedicar a compreensão (de verdade)do que Adams propõe não se arrependera e com certeza vai desejar que o autor estivesse vivo para escrever ainda hoje.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro de uma série e pode conter spoilers! Confira as resenhas anteriores dessa série, clicando nas capas abaixo.

  

Obrigada por tudo, pessoal

Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn

Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

1 comentários:

  1. Olá, só avisando que indiquei você pra responder uma tag! Dá uma olhadinha lá no meu blog!
    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2015/07/tag-liebster-award.html
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...