# RESENHA 57 // O MAR DE MONSTROS



Título: O Mar de Monstros (Série Percy Jackson & Os Olimpianos # 02)
Autor: Rick Riordan
Editora:  Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira / Jovem adulto / Ficção
Páginas:  286
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2009
Aviso: Contém Spoilers 
ISBN:  9788598078441
Avaliação:  

Livro adquirido pela blogueira

Sinopse: O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.
       Já faz um bom tempo que li essa série, e como estou lendo a continuação (Os Heróis do Olimpo) fiquei com vontade de postar as resenhas anteriores, até porque, os livros ganharam novas capas e tem muita gente descobrindo a série agora e amando. Então, é uma boa oportunidade de conhecer antes de ler ou se apaixonar e começar a devorar todos de uma vez (haha).

Mas, vamos a resenha.... Em "O Mar de Monstros", tudo começa com um sonho muito estranho, e muito engraçado também.. Percy esta sonhando com seu amigo Grover, ele esta escondido numa loja de vestidos de noiva, parecendo apavorado e implorando ajuda de seu amigo. Meio cismado com esse sonho maluco, ele descobre que o acampamento meio sangue esta com sérios problemas, e que de acordo com sua mãe, Quíron acha que seria melhor ele ficar em casa desta vez.

Em meio as esse novo acontecimento ele parte para seu último dia de aula, é galera, Percy conseguiu ficar um ano inteiro sem grandes problemas na escola, bem, quase o ano todo, pois o último dia promete grandes problemas com monstros, com direito a Percy se tornar fugitivo da policia novamente. Com um novo amigo que na verdade é um ciclope filho de Poseidon, Percy tem que aprender a lidar com a vergonha de ser chamado de irmão de um monstro, e o orgulho do novo e tão bom irmão.


Com Annabeth e Tayson ele parte numa nova aventura em busca do Velocino de ouro, para curar a árvore da Thalia que protege o acampamento e foi envenenada por Luke, e claro salvar Grover de ser obrigado a se casar com um ciclope (eu sei, é muito engraçado essa parte). Tendo de atravessar os mares pelo tão perigoso, cheio de monstros e sereias malignas ''Triângulo das Bermudas''

Desde o primeiro livro, amei tanto a história que acabei comprando a coleção inteira. Apesar de ser muito fantasiosa, que muitas vezes exagera na ficção, ''O Mar de Monstros'', tem coisas tão surreais que se tornam muito cômicas, deixando o livro muito leve, divertido, e gostoso de se ler. Não considero infantil a ponto de uma pessoa acima dos 18 anos não gostar, eu diria que ele é para todas as idades, você vai ficar ansioso com a história, irá rir muito, e com os romances também. É um tanto parecido com a narrativa de Harry Potter, na questão de a leitura amadurecer junto de seus personagens, que iniciam o livro como crianças e vão crescendo e descobrindo o mundo no decorrer das sequências. Mas, acho dificil depois desse mega sucesso da literatura juvenil não se parecer afina, Harry e cia marcaram uma geração e J.K Rolling acertou em cheio quando apostou no bruxinho.

Mas, o que mais me chamou a atenção nesse livro, foi a maleabilidade de opiniões que os personagens formularam e construiram. Percy foi totalmente afetado por suas dúvidas e conclusões, pela sua relação de orgulho e vergonha com relação Tyson, pelo desejo de encontrar Groover e limpar o nome de Quíron, pela vontade de encontrar uma resposta para a liderença desertora de Luke, pela necessidade de salvar o acampamento, e principalmente pela sua relação distante com seu pai.

O Mar de Monstros é uma metáfora incrível, que remete totalmente ao mar de emoções de um ser humano. Onde beleza e monstruosidade se confundem, onde as emoções fervilham e a razão busca força, onde o ser humano define sua personalidade e o motivo de sua busca. Esse livro nos ensina a olhar para dentro de nós e dos outros, a tapar os nossos ouvidos quando necessário, a dar uma chance das pessoas mostrarem o que realmente são, e principalmente entender que mesmo que algo seja contra a ordem regular da natureza, isso não o torna algo detestável.

Mais uma vez com grandes referências a mitologia grega, com uma Annabeth fantástica, com um alívio cômico sensacional ao redor de Groover, com um Tyson altamente simpático, desfechos de uma guerra apoteótica e apocaliptica, e uma supresa magistral no fim do livro, Rick Riordan consegue se fantástico outra vez, transformando "O Mar de Monstros" em mais um sucesso excepcional a jornada de Percy jackson e seus amigos.


ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro de uma série e pode conter spoilers! Confira a resenha anterior dessa série, clicando na capa abaixo. No decorrer da semana postarei as outras resenhas.


E ai, curtiram? Quero saber a opinião de vocês nos comentários hein?!

Obrigada por tudo, pessoal!

Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn













Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...