# RESENHA 54 // A TODA PROVA



Título: A Toda Prova (Found) Uma História de Mickey Bolitar - Livro 03
Autor: Harlan Coben
Editora:  Arqueiro
Gênero: Literatura Estrangeira / Jovem adulto / Romance Policial/ Mistério / Suspense
Páginas:  224
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2015
Aviso: Contém Spoilers 
ISBN:  9788580413687
Avaliação:  

Livro adquirido pela blogueira


Sinopse: Oito meses se passaram desde que Mickey Bolitar presenciou a trágica morte de seu pai. Por muito tempo, o garoto não teve nenhum motivo para questionar o que aconteceu naquele acidente fatal. Porém, de repente, ele começa a perceber mentiras, segredos obscuros e questões sem resposta que o deixam desnorteado. Por que sua vizinha reclusa afirma que Brad Bolitar está vivo? Por que o paramédico que tentara socorrer seu pai reapareceu subitamente na cidade?
Mesmo ansiando pela solução do mistério, Mickey precisa se dedicar a outro estranho caso. Sua amiga Ema revela que começou um relacionamento pela internet e que está apaixonada. Contudo, seu suposto namorado sumiu sem explicação. Recusando-se a acreditar que foi enganada, ela pede a ajuda de Mickey. Aparentemente, a fama do sobrinho de Myron Bolitar como investigador já se espalhou, pois até seu rival, Troy Taylor, suplica que ele o auxilie. O garoto foi pego no exame antidoping e ficará de fora do time de basquete em seu último ano na escola. Ainda que desconfiado, Mickey acaba se envolvendo em uma trama que se mostrará mais grave do que parece. Neste desfecho da série, três mistérios mobilizam a vida do jovem herói, mas nada pode prepará-lo para a grande verdade. 

       A Toda Prova é marcado por uma escrita ágil, rápida e objetiva. Contudo, o foco da narrativa passa a ser não somente o mistério por trás do Abrigo Abeona e sobre a morte do Brad Bolitar, mas também assuntos como bullying, o trabalho em equipe, a amizade e o comportamento dos jovens nas internet que são muito discutidos e debatidos. Porém, ao criar várias histórias paralelas a série acaba tendo seu foco esquecido, mas ao mesmo tempo o leitor acompanha um pouco mais a vida, desenvolvimento e amadurecimento de outros personagens como Ema e Colherada que possuem um importante e inquestionável papel envolvendo também vários personagens secundários que passam a ter destaque considerável respondendo também a várias perguntas que o leitor pode nem mesmo ter se questionado. Quer um exemplo: o que você acha que está por trás da vida dos inimigos do Mickey?

Logo nos primeiros capítulos Mickey Bolitar está ao lado de Myron para um momento que poderia por um ponto final em suas dúvidas a respeito da morte do seu pai. Porém, ao abrirem o caixão, oito meses depois do acidente que supostamente matou Brad, o adolescente descobre que seu pai foi cremado, o que o deixa ainda mais confuso. Sua mãe nunca aprovaria a cremação do corpo do pai, mesmo que existam provas que afirmam o contrário. Será que Brad estava vivo como afirmava Dona Morcega desde o primeiro livro? E porque o paramédico que resgatou o pai do acidente tinha tentado e ainda está tentando matar o rapaz?

Responder a essas perguntas já não seria uma tarefa fácil, mas outros questionamentos também entram em questão: o namorado que Ema conheceu na internet desapareceu misteriosamente, não aparecendo no primeiro encontro que os dois tinham marcado. No Facebook do rapaz a ultima publicação feita tinha o desenho da borboleta, símbolo de borboleta do Abrigo Abeona. Além disso, Dona Morcega disse a Mickey que sua missão era descobrir a verdade, mas que com ela Ema poderia sofrer. Essa verdade é algo que chocará e surpreenderá o leitor.

Como se não bastasse, Troy Taylor foi pego no exame de antidoping e expulso do time de basquete logo no final da temporada. Desesperado ele recorre ao rapaz que ele sempre zombou e humilhou: Mickey que o acaba ajudando,mesmo desconfiado, ao tentar buscar uma oportunidade de ser reconhecido pela equipe e resolver os problemas com Troy. Porém, os problemas estão apenas começando…

No meio de tantas histórias, trapaças e mentiras tudo finalmente é revelado, as pistas e detalhes se encaixam perfeitamente e de maneira clara, simples e óbvia, sem histórias mirabolantes sem sentido mas com fatos que sempre estiveram claras para uma pessoa observadora. Contudo, é quase impossível decifrar os mistérios do Coben, por mais óbvios que eles sejam.

Enfim, quem gosta de livros policiais, vai ter em A Toda Prova todos os elementos característicos e muito mais. Com personagens quase humanos, de tão bem construídos, cenários bem descritos, romance, humor, muito mistério, assuntos da atualidade e uma narrativa que só o mestre das noites em claro sabe escrever. E pra quem já conhece e leram os demais livros sobre Mickey, este desfecho irá te arrepiar, principalmente as respostas contidas. Quanto ao trabalho editorial, ele está simples, porém coerente com a proposta do livro, a revisão também esta excelente. Ou seja, A Toda Prova tem de tudo para agradar os leitores e fãs do Mickey Bolitar dando um final digno a uma trilogia de sucesso.


E ai, curtiram? Quero saber a opinião de vocês nos comentários.

Obrigada por tudo, pessoal!

Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...