Título: Rosa Helena Schorling – Além da folha do vento.
Autor: Fabrício Fernandes
Editora: Adufes (Editora da Universidade Federal do Espírito Santo)
Gênero: Biografia
Gênero: Biografia
Páginas: 158
Ano de Lançamento: 2012
Avaliação:


*Este livro foi recebido como cortesia do autor.





*Este livro foi recebido como cortesia do autor.
Escrito pelo jornalista Fabrício Fernandes, a obra Rosa Helena Schorling – Além da folha do vento, é um livro-reportagem que relata a trajetória de vida da capixaba Rosa Helena Schorling Albuquerque, mais conhecida pelos amigos e carinhosamente pela família como"Rosita", a primeira paraquedista do Brasil e a oitava aviadora nacional.
Nessa biografia, boa parte da vida de Rosa Helena é relatada por meio de entrevistas e jornais da época, contextualizando com fatos históricos ocorridos nas cidades por onde passou. Além de ser uma mulher avançada e corajosa para o seu tempo, o pioneirismo de Rosita, representa um marco para o esporte brasileiro e capixaba. Em suas 158 paginas, o jornalista faz um “sobrevôo” por fatos marcantes do País, e nos apresenta uma história que se iniciou em 1908, na Alemanha, onde o alemão João Ricardo Hermann Schorling, pai de Rosita, entrou em contato pela primeira vez com o balonismo e como a chegada dos imigrantes alemães no Brasil e depois no Espírito Santo. Ao chegar ao solo brasileiro, o jovem acaba por conhecer e posteriormente se casar com a austríaca Rosa Wlasak, mãe de Rosa Helena.
Depois de conseguirem se manter e mudar para o solo capixaba, a família é abençoada com sua primeira e unica filha que na pressa acaba por nascer em casa. Rosa, cresce cercada pelos oficios do seu pai que trabalha em uma oficina consertando relógios e outros e acaba por se apegar um pouco pelo oficio do pai. Mas guando é chegada a idade, a menina e mandada para uma escola de meninas e seus estudos começam a se regidos pelas irmãs do convento. Rosinha, com o passar do tempo vai se transformando em uma menina-mulher bonita e ainda mais curiosa com a vida.
O gosto pela aviação teve início quando a adolescente Rosa Helena viu, em 1932, no céu da cidade de Vitória, o dirigível Zeppelin e o avião alemão, Dox. Ali, decidiu que, um dia, iria voar. A jovem então falou com o pai que queria ser aviadora e ele disse que permitia, mas só depois que ela se formasse no magistério (curso oferecido pela escola), e foi o que fez. Depois de se formar e lecionar por dois anos, ela deixa o Espírito Santo e segue de navio rumo ao Rio de Janeiro, aonde ingressa na aviação e no paraquedismo militar se tornando uma aviadora e como nos seus sonhos, ganhando os ares.
Em 08 de novembro de 1940, participando da Semana da Asa, no Aeroclube do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, Rosa Helena realizou o primeiro salto de paraquedas executado por uma mulher pois, quase não havia paraquedismo no Brasil. E a partir desse dia foram 137 saltos realizados pelo Brasil, até o último executado em 1997, no Aeroclube da Barra do Jucu, em Vila Velha.
Infelizmente seus feitos e sonhos foram interrompidos inesperadamente pela morte de seu pai. O livro vai recontar todo o desenrolar do processo que envolveu o assassinato do alemão, que teria sido morto com quatro tiros por um dentista capixaba, em Domingos Martins, no início da década de 1950. Rosinha, então regressa ao Estado para cuidar da mãe, volta a trabalhar como professora e acaba por se casar. Mas, infelizmente um outro golpe a atinge, a mãe e fiel companheira de Rosa, acaba por falecer pouco tempo depois.
Quem quiser adquirir o livro é só entrar em contato com o autor pelo e-mail: blogfernandesferreira@gmail.com ou pela pagina do livro no Facebook.
Espero que vocês tenham curtido a resenha e leiam o livro. E quem já leu, não esquece de comentar e contribuir com a sua opinião. Vou adorar te ver por aqui.
Obrigada por tudo, pessoal!
Beijo
0 comentários: