# RESENHA 26 // A REVOLUÇÃO DOS BICHOS



Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Clássico
Páginas: 112
Ano de Lançamento: 2007 (ano de pub. 1945)
Avaliação:    


     O sentimento revoltante e ao mesmo tempo assustador, já bem característico da escrita de um dos autores mais conceituados, influentes e amados do seculo XX, George Owrell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, um jornalista, crítico e romancista Inglês, pode causar em um primeiro momento revolta mas, na maioria das vezes nos transportar para um momento de reflexão sobre nossas vidas e sobre a sociedade onde vivemos. Em seu livro A Revolução dos Bichos, outra crítica feroz ao sistema, e dessa vez uma sátira da ditadura stalinista – revolução russa. A intenção de Orwell, é atacar o mito soviético numa história que fosse fácil de compreender por qualquer pessoa.

O enredo gira em torno dos animais da Granja do Solar, que insatisfeitos com tanta exploração e,seguindo a liderança dos porcos, começam a pensar em revolução. Ate que um dia a revolta estoura e os bichos acabam tomando a granja. Liberdade! Finalmente estão livres do homem – a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho. Agora plantam e colhem em beneficio próprio num sistema igualitário. Mas nem tudo é tão bom quanto parece, e a revolução acaba se mostrando uma tirania. Os lideres desse regime totalitário da Granja dos Bichos são os porcos que usufruem de privilégios e progressivamente restituem um regime de opressão.

Os bichos são primeiramente explorados pelos homens muito parecido à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos. Aqui esses animais adquirem inteligência, fala e coragem de derrubar seus exploradores, porém, em um segundo momento, se vêem em uma nova escravidão, mais impiedosa nas mãos de seus semelhantes. Todos os animais seriam proclamados iguais, só que – "alguns são mais iguais que outros".

A Revolução dos Bichos, é um livro gostoso e impecável! Onde a escritura da história, os julgamentos e as execuções em massa são representados com grande nitidez. Uma história que além de tudo é uma das primeiras afirmações originais do antitotalitarismo. Eu simplesmente amei cada pagina!

Espero que vocês gostem da resenha e leiam o livro. E quem já leu, não esquece de comentar e contribuir com a sua opinião.

Obrigada por tudo, pessoal!

Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

1 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler, e agora? Haha. Mais um livro pra minha imensa wishlist...
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...