# RESENHA 21 // O DIA DA CAÇA




Título: O Dia da Caça
Autor:  James Patterson
Editora:
 Arqueiro
Gênero: Policial, Ficção, Ação
Páginas: 
224
Ano de Lançamento: 2011
Avaliação:      



    Como apresentei na resenha do livro "Fogo Cruzado", que vocês podem conferir clicando aqui, Alex Cross, é um detetive de homicídios da polícia de Washington. Que entra em cena para investigar o assassinato de uma família com requintes de extrema selvageria, por um assassino internacional, cruel e violento. A morte de Ellie, antiga conhecida do detetive Cross, desencadeará uma caçada ao criminoso através de um rastro de sangue e chacinas que partirão dos Estados Unidos em direção à África: Nigéria e Serra Leoa. Alex Cross colocará em risco a integridade física e moral de sua família para caçar esse assassino cruel e impiedoso nos recônditos das savanas africanas, num safári em que, certamente, de caçador ele acabará se tornando a caça.

São 207 páginas divididos em 157 capítulos. Aliás, capítulos bem curtinhos que podem ser lidos no ônibus, no ponto, no intervalo da escola ou da faculdade, no almoço e mesmo no carro (quando não estiver dirigindo) pra ninguém reclamar. Quanto ao estilo do livro, coloco-o como um policial de ação com doses bem generosas de violência. Mas não se trata apenas de violência urbana, marginal e criminosa, como vemos frequentemente nos noticiários da TV. É, também, uma violência que extrapola o convencional de bandido-crime-investigação-prisão, muito comum nos romances policiais. A violência descrita em "O Dia da Caça" aponta para um caminho mais denso, visceral, enraizada no egoismo humano. Uma visão assombrosa da ganância e da intolerância humana, capaz de cometer atrocidades que vão além do racional e dos conceitos básicos do cristianismo. O livro também tem ação, muita ação, do começo ao fim. Alex Cross é colocado no limite da sua condição física e da sua sanidade mental. O que me fez lembrar de Bruce Willis na série Duro de Matar.

Além disto, O Dia da Caça é um romance que prende você pela exuberância narrativa. James Patterson sabe escrever e sabe como manter o clima e o suspense, prendendo o nosso interesse até a última página. Os seus personagens, mocinhos ou bandidos, são cativantes, apesar de amá-los ou odiá-los, incondicionalmente. Alex Cross mesmo é uma ambiguidade. Em certos momentos você está do seu lado, torcendo por ele, sofrendo com ele; noutros, você torce para que ele apanhe um pouco mais para ver se coloca um pouco de juízo naquela cabeça dura. Mas não tem jeito, o cara é teimoso feito uma mula. Coragem e loucura é que não lhe faltam. Desta forma, amado ou odiado, Alex Cross é um nome que figurará entre os melhores detetives linha dura dos romances policiais de últimos tempos. 

Narrativa perfeita, estilo impecável, personagens convincentes, diálogos inteligentes, ação e suspense investigativo, violência selvagem, miséria humana e social, corrupção e ganância. Bons ingredientes é que não faltam nesse livro que, sem sombra de dúvida, é um livro que merece ser lido por todos. Pois O Dia da Caça é um grito de alerta; um brado no meio da savana africana de nativos relegados à miséria, humilhados e abandonados à própria sorte. Consumidos pelas guerras fraticidas, a violência nos países africanos é de uma brutalidade inimaginável. Os horrores cometidos naqueles países, por homens insanos que detém o poder e o destino daquela gente, nos faz repudiar a violência e execrá-la como um câncer global que precisa ser extirpado, antes que acabe com o pouco de dignidade humana que ainda nos resta. 

Gostei bastante do livro, principalmente por ser uma leitura rápida e de fácil absorção, eu pelo menos, devorei o meu em apenas um dia. Mal posso espera pela próxima aventura ou loucura do personagem. Realmente, James Patterson merece o título de um dos maiores escritores da atualidade, apesar de suas histórias lembrarem muito os aclamados livros do, Harlan Coben.

Apesar dessas e de outras coincidências, O Dia da Caça tem todos os elementos necessários para virar filme e sem sombra de duvida, ser um possível sucesso de bilheteria. Mais do que recomendado, o livro é leitura obrigatória para os aficcionados por romances policiais, ou, ainda, para você que está procurando um bom livro de ação, aventura e suspense investigativo.


amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn
    

Não deixem de comentar e contribuir com a sua opinião.
Beijo!
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...