
Título: Dave Grohl - Nada a Perder
Autor: Michael Heatley
Editora: Edições Ideal
Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2012
Avaliação:





Nada a Perder, traduzido por Tony Aiex, fundador e diretor do site "Tenho Mais Discos Que Amigos!". Tenta relatar em meio a sombra do Nirvana, a história e os trabalhos do cara por trás da bateria ou na frente do Foo Fighters. Nessa biografia autorizada, os fãs podem encontrar informações desde seu nascimento, a convivência em família, primeiras bandas (e foram várias), o vício precoce em drogas, a descoberta da bateria, vida durante e pós Nirvana e claro, o Foo Fighters, até Wasting Light.
Em meio a algumas histórias curiosas, infinita citações musicais (de bandas e músicas), temos alguns depoimentos de Grohl, e de seus companheiros de banda,como por exemplo, o bateirista Taylor Hawkins. Mas, se você espera confissões polemicas, sobre a era Nirvana e o passado sombrio de Kurt, incluindo a semente da discórdia Courtney Love, irá se decepcionar. Ela até que esta lá, porém de forma bem sutil e julgo dizer despercebida. Portanto, não espere encontrar muitos segredos e fatos da vida pessoal do vocalista, até pelo próprio comportamento do cantor, que sempre buscou manter essa questão separada de seu trabalho. O livro é mais focado no trabalho e nos feitos de Dave, e na construção de seu caráter profissional como músico e líder.
Para os amantes da música, ou para aqueles mais curiosos que gostam de músicas inteligentes, vale a pena porque mostra todo o esforço do músico e de sua banda em não se acomodarem com os prêmios e hits alcançados. O pessoal que entende da parte técnica de música ou que toca algum instrumento vai encontrar dado importantes das gravações, equipamentos utilizados, e até mesmo algumas técnicas de guitarra. A impressão que tive é que até o fim do Nirvana o escritor conseguiu colocar emoção o suficiente para acompanharmos a história como se estivéssemos alí. Mas após o lançamento do primeiro álbum do FF, tudo foi contado muito rápido e sem tanta profundidade. Quem sabe um pouquinho da banda provavelmente vai se lembrar do quanto Dave Grohl sofreu com a morte de Kurt Cobain e a insegurança em lançar um novo trabalho. Nisso o documentário foi mais fundo.
No geral a biografia é boa, e uma verdadeira fonte de pesquisa para os fãs (ou não fãs) já que, dá varias referencias sobre os trabalho de Grohl, antes e depois da fama com o Nirvana e posteriormente com o Foo Fighters. Só acho que uma pessoa com tanta coisa a dizer, como Grohl, poderia ter sua vida descrita em mais páginas. Mais enfim, há também uma outra biografia só que em uma versão não autorizada, que já esta na minha lista.
0 comentários: