Imagem: Divulgação
NOTA5.5
Resolvi levar o meu sobrinho para assistir a animação e confesso que não tenho como esconder minha decepção diante dos últimos trabalhos da Pixar, que durante muito tempo eram conhecidos como mestres da criatividade quando o assunto era filmes de animação. Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate (Planes: Fire & Rescue), com direção de Roberts Gannaway, é uma história que nem merecia ser resumida, mas como devem saber é sobre o avião "Dusty" que está no auge da glória quando descobre que seu motor está comprometido e nunca mais poderá participar de uma corrida.
Imagem: Divulgação
Quando é avisado sobre o problema "Dusty" vive em estado de negação e acaba causando um acidente, que da a deixa para o inicio da história. Por conta do fato o aeroporto da cidade é fechado temporariamente já que o caminhão bombeiro da cidade não tem condições atuais e desde século, para manter a segurança do local e é necessário um segundo voluntario para ajudar. Se sentindo culpado pelo fato nosso herói, então resolve enfrentar um novo desafio se tornando bombeiro aéreo, e parte para fazer o seu treinamento e tirar sua autorização com os aviões de elite que cuidam do parque Nacional de Piston Peak.
Imagem: Divulgação
Chegando ao parque, o avião descobre que a equipe é liderada pelo patrulheiro Blade, e sua corajosa equipe aérea, incluindo o helicóptero de carga pesada Windlifter, o ex-militar de transporte aéreo Cabbie, um grupo vibrante e destemido de veículos para todos os terrenos conhecidos como Smokejumpers e a espirituosa tanque aéreo Lil’ Dipper, que de cara se mostra fã e apaixonada pelo herói. Unida, a corajosa equipe luta contra um enorme incêndio, e Dusty aprende o que é necessário e importante para se um verdadeiro herói.
Imagem: Divulgação
A dublagem nacional, que traz Tatá Werneck, como chamariz, insere várias citações e jargões da "moda" como: "Beijinho no Ombro" e "Sabe de Nada Inocente" que se tornaram totalmente forçados, repetitivos e desnecessários na história. Segundo os produtores, o filme é sobre heroísmo e superação e o efeito é uma dose de correção um pouco além do necessário, deixando tudo muito “quadrado”, por vezes entediante e algumas piadas referenciais certamente não captadas pelo público infantil, principal foco da animação.
Não vemos na animação a sagacidade das produções já conhecidas da Pixar, ou o encantamento recém recuperado pela Disney com “Frozen”. Tudo no longa parece genérico, surrado e o objetivo que fica claro ao final da exibição é a venda de brinquedos, que certamente será o maior êxito financeiro do longa. No que tange à qualidade da animação e da renderização, este supera o antecessor: o parque florestal, inspirado no Parque Yosemite, está deslumbrante. Outro ponto positivo é a trilha sonora, que traz até AC/DC (a única parte em que eu vibrei no filme).
Imagem: Divulgação
Com vozes originais de Dane Cook, Ed Harris, Julie Bowen, Curtis Armstrong, Hall Holbrook, Wes Studi, Teri Hatcher, Stacy Keach, Regina King, Cedric The Entertainer. “Aviões 2”, pra mim é um filme forçado demais e pouco interessante até para os pequenos. Parece que na pressa para lançar o produto, a Pixar não se preocupou tanto com o roteiro, se é que existiu um. E já que a empresa quer tanto aproveitar a ideia e vender produtos, seria mais interessante e talvez mais lucrativo transformar a animação em uma série do canal Disney Channel.





0 comentários: